15 Jun. 2022 | GERAFORTE

How to Dimension your Genset - kWh to kVA Conversion

Existem diversas maneiras de dimensionar um gerador de energia. A maioria dos métodos, porém, geram resultados aproximados e pouco precisos. O ideal é solicitar a demanda a uma empresa especialista, com uma engenharia robusta e preparada para melhor atender aos clientes. Neste quesito, a GERAFORTE é referência no Brasil.

A conversão kWh para kVA não é possível de ser feita diretamente. É possível, porém, utilizar outros meios para dimensionar o gerador apropriado para o seu negócio.

O que é possível de se converter é kW para kVA. Sendo assim, não é possível definir a potência do grupo gerador pela análise da conta de luz residencial, onde se paga pelo valor de kWh utilizado no período (mês). Entretanto, caso o consumidor pague a sua conta de luz pela demanda contratada, é possível ter uma ideia do gerador de energia que irá lhe atender.

DEMANDA CONTRATADA: contrato com a concessionária de energia elétrica informando a demanda de energia que a empresa necessita para realizar suas operações. É obrigatório que a concessionária disponibilize esta demanda para a empresa. Esta última, em troca, deve pagar mensalmente pela energia fornecida, independente de utilizá-la ou não.

Caso sua conta de luz seja por demanda contratada é bem simples de se achar a potência de seu grupo gerador: basta pegar o maior valor de potencia já registrado (em horário de ponta e fora do horário de ponta) e dividi-lo pelo fator de potência da rede (consideramos esse como 0,92). Em seguida, divida o resultado por 0,7.

Fórmula: Demanda contratada = (Pmax / 0,92)/ 0,7

Este valor é estimado e não leva em consideração cargas que podem ter outro tipo de influência na potência do gerador, tais como: motores elétricos, ar condicionado, máquinas de solda, etc. Sendo assim, além do valor calculado com base na fórmula é interessante calcular também relação de cargas, para uma estimativa mais precisa.

RELAÇÃO DE CARGAS: soma das potências máximas de cada equipamento.

 

Se sua conta não for por demanda contratada e está precisando de um gerador, o que fazer? Entre em contato com a GERAFORTE!

Está em dúvida de como calcular sua relação de cargas? Nossos engenheiros e técnicos estão prontos para lhe atender! Mande-nos uma mensagem!


Want to know more?
Discover our products.