22 Aug. 2022 | GERAFORTE

5G and its relation with Generator Sets - Energy Security

O 5G é o novo padrão de transmissão de dados. Com ele é possível atingir velocidades até 20 vezes maiores, com mais cobertura e recursos em relação ao 4G. A promessa é de que com essa tecnologia será possível conectar tudo, em qualquer lugar e o tempo todo, oferecendo um enorme potencial para a digitalização da economia.

Diferente da rede 4G que opera com frequências abaixo de 2,5 GHz, a rede 5G irá operar em frequências extremamente altas, entre 24 e 60 GHz, as chamadas 5G mmWave (Milimiter Wave).

Essa nova rede atende a novas demandas da indústria de manufatura, do agronegócio, da saúde e outros setores. Como permite a comunicação quase em tempo real, a tecnologia é esperada para o controle remoto de fábricas, para implantação de sistemas inteligentes em lavouras e outras soluções que venham a ser descobertas no futuro.

Não há dúvida que para que a disseminação dessa tecnologia ocorra sem problemas é imprescindível um sistema energético robusto e confiável. Nesse sentido, os geradores de energia são essenciais.

Usados em modo emergencial, os grupos geradores GERAFORTE garantem a estabilidade do sistema elétrico, atuando também como backup de energia em caso de falta/interrupção de energia elétrica. Dessa forma mesmo em caso de problemas na concessionária ou na transmissão de energia, as torres de telecomunicações que contam com os Grupos Geradores GERAFORTE terão energia para continuar suas operações.
 
CURIOSIDADES:
- A rede 5G foi implantada pela primeira vez em 2019, na Coreia do Sul, em 85 cidades e rotas de comunicação.
- A internet das coisas será aperfeiçoada, ligando essa nova rede a objetos como carros, TVs, automatização do lar, eletrodomésticos, entre outras funções que poderemos realizar a distância. Exemplo: realizar um comando de voz pelo carro para acionar o ar condicionado ou aquecedor de sua casa.
- Trará a evolução dos sistemas de saúde com a ajuda do Big Data e da Inteligência Artificial.
 


Fique de olho no nosso blog para atualizações sobre o 5G!


Want to know more?
Discover our products.